segunda-feira, março 22, 2010

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Ontem, dia 21 de março foi o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Essa data foi definida pela ONU em 1976 para lembrar o massacre de 60 negros na cidade de Shapeville, África do Sul.
Confesso que até terça da semana passada não conhecia essa data, mas assim que descobri foi em busca de mais informações sobre o fato, saber em que circunstancias esses negros foram mortos, etc...
A busca na internet foi bem complicada pois os sites que achava só falavam o que eu já sabia: "Massacre de 60 negros ocorrido em 1960 na cidade de Shapeville, África do Sul", mas hoje procurando melhor achei algumas informações adicionais:

"Em 1976, a ONU escolhe o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar os 60 negros mortos e as centenas de feridos na cidade de Shapeville, África do Sul, em 21 de março de 1960. Estas pessoas foram vítimas da intransigência e do preconceito racial quando pacificamente realizavam uma manifestação de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade" http://sst.sc.gov.br/cedim/modules/tinyd3/

Ainda não me sinto satisfeita com essas informações e continuarei minhas pesquisas... Caso vocês, meus pouquíssimos leitores, souberem de mais informações sintam-se convidados a contribuir com a difusão de conhecimento sobre esse fato, sobre essa luta pela igualdade.

Um comentário:

João Paulo Pinho disse...

tentarei me informar, garanto.